A tapioca é feita da mandioca, uma planta ou arbusto já cultivada no tempo dos índios, sendo o Brasil um dos maiores produtores mundiais. Para engrossar molhos, caldos, sopas, fazer papas e recheios. Usada na pastelaria e padaria.
Rica em amido, vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, cálcio, ferro, potássio, e fósforo.
Sem glúten, é de fácil digestão.
Fornece energia, boa para desportistas.
Ajuda a manter os ossos saudáveis.
Ajuda ao bom funcionamento do intestino.
Pode ser utilizada como tratamento externo de eczemas, abcessos e artrite.
Protecção contra doenças cardíacas.
Retarda o envelhecimento.
Alivia a hipertensão.
Protege contra a osteoporose.
Reduz o risco de diabetes tipo 2.
O Amido de Milho é obtido a partir da parte interior do endosperma do milho, daí a sua cor branca e textura fina. É produzido a partir de milho de Agricultura Biológica.
As argolinhas de trigo duro IRIS são produzidos com uma mistura de grãos cuidadosamente selecionados por eles da própria colheita, para garantir um produto de alto valor nutritivo e ótima resistência à cozedura.
Toda a preparação responde plenamente ao método tradicional, com trefilação em bronze, para obter uma pasta agradavelmente mais áspera e porosa, ideal para absorver os sabores de um bom caldo.
De cor branca perolada, este arroz de grãos curtos e arredondados foi submetido a uma rigorosa selecção de forma a obter, depois de cozinhado, um arroz digno do melhor sushi japonês.
Glutinoso, este arroz é perfeitamente equilibrado. Com um Maki-Sushi , estarás pronto para preparar essas deliciosas especialidades asiáticas.
O Basmati é um arroz de grão longo tradicionalmente utilizado na Índia. É um arroz aromático com leve sabor a nozes que após um ano de armazenamento se intensifica. Ao contrário dos outros tipos de arroz ao cozer o grão alonga mais do que abre, porque é mais pobre em amido o Basmati fica mais solto.
O Basmati é um arroz de grão longo tradicionalmente utilizado na Índia. É um arroz aromático com leve sabor a nozes que após um ano de armazenamento se intensifica. Ao contrário dos outros tipos de arroz ao cozer o grão alonga mais do que abre, porque é mais pobre em amido o Basmati fica mais solto.
O risotto é um prato tradicional de arroz originário do norte da Itália.
Baseia-se na utilização de arroz rico em fécula e não parboilizado e no princípio da cozedura por adição sucessiva de pequenas quantidades de caldo quente.
O risoto é um prato tradicional de arroz originário do norte da Itália. Baseia-se na utilização de arroz rico em fécula e não parboilizado e no princípio da cozedura por adição sucessiva de pequenas quantidades de caldo quente.
Muito rico nutricionalmente, o arroz integral é um alimento muito completo e medicinal, sendo muito versátil a sua utilização. Pode ser cozinhado juntamente com legumes e algas , colocando três porções de água para uma de arroz, de forma a fazer um creme de arroz muito saboroso. Para ficar solto, duas porções de água para uma de arroz, cozinhando em lume brando durante cerca de 30 minutos. Pode-se juntar à cozedura, um dente de alho com casca esmagado, um fio de azeite e ervas aromáticas. Excelente para acompanhar qualquer prato.
É um parente botânico do arroz tradicional (Oryza), foi alimento fundamental para os indios origários dos grandes lagos do Canadá e Estados Unidos em canoas. De grão negro, longo, elegante e muito estético beneficia receitas de festas e pratos exóticos. Rico e fibra e fonte de proteína. Baixo teor de gordura.
A aveia cultivada apareceu em vários lugares na mesma época: sudeste e sudoeste da Ásia, bacia do Mediterrâneo, Abissínia.
A aveia é cultivada nos países do Mediterrâneo há cerca de 2000 anos.
A aveia é interessante na agricultura biológica porque é um cereal pouco exigente. O seu complexo sistema radicular permite encontrar facilmente no solo os elementos necessários para o seu desenvolvimento.
Espaguete de arroz oriental tradicional. Leves e saborosos, eles são semelhantes aos macarrão chinês, mas são feitos com o cuidado da qualidade japonesa. Eles são deliciosos com qualquer tempero, em saladas e caldo ou no estilo "oriental": refogue em uma panela com um pouco de óleo, legumes da estação, tofu ou seitan.
O Boulgour é um derivado do trigo que existe há milhares de anos no Médio Oriente, de onde é originário. É obtido a partir de grãos de trigo provenientes de agricultura biológica que quando começam a germinar são pré-cozidos, secos e partidos.
MODO DE UTILIZAÇÃO
1 chávena de boulgour, 2 chávenas de água e sal. Leva-se a água com sal ao lume até ferver. Acrescenta-se o boulgour e vai ao lume durante 10 a 15 minutos, bem tapado. Deixa-se repousar 10 minutos. Pode servir-se com diversos legumes.